sábado, 24 de agosto de 2013

V COLÓQUIO MARX E OS MARXISMOS

V COLÓQUIO MARX E OS MARXISMOS

De 21 a 25 de Outubro de 2013
FFLCH-USP


            Encontrar um novo mundo por meio da crítica do velho mundo e levar a cabo a crítica impiedosa e implacável de tudo o que existe sem temer as consequências dessa crítica eram, em 1843, de acordo Marx, as tarefas do presente. Desde então, o marxismo buscou fornecer, pela crítica, armas contra a ofensiva capitalista em todo o mundo. Com a crise econômica de 2008 eclodida nos Estados Unidos e seus desdobramentos na Europa e fora dela, com os impasses da esquerda na América Latina, a primavera árabe e os movimentos por ela inspirados e com a onda de manifestações que varreu as ruas das principais capitais brasileiras neste ano, continua a ser tarefa do marxismo analisar e responder, prática e teoricamente, as contradições do capitalismo contemporâneo.

            Devido à permanência dessa tarefa e de sua crescente necessidade que o LeMarx-USP abre a chamada para a inscrição de comunicações para o V Colóquio Marx e os Marxismos, a ser realizado entre os dias 21 e 25 de Outubro, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

                Realizado desde 2007, o colóquio procura reunir pesquisadores – de graduação e pós-graduação – de diferentes áreas e que tenham o marxismo na base de suas pesquisas, sejam elas teóricas ou empíricas. 

            Além das comunicações, ao final de cada dia ocorrerão mesas com professores convidados (relação que será divulgada em breve).

    Neste ano, os eixos em torno dos quais o colóquio estará organizado serão:

1. A obra teórica de Marx e Engels
2. As Internacionais Comunistas
3. Política e Teoria do Estado
4. Direito, Democracia e Partidos
5. Arte, Estética e Cultura
6. Psicanálise e Teoria Social
7. Educação no capitalismo e perspectivas de emancipação
8. Economia política contemporânea
9. Movimentos sociais
10. Crises do capitalismo e neoliberalismo
11. Resistências globais ao capital e lutas de classes
12. Marxismo na América Latina
13. Caminhos para o socialismo hoje
14. Imperialismo e Neoimperialismo
15. Filosofia crítica
16. Trabalho ontem e hoje


As normas para a inscrição nas mesas de comunicação estão disponíveis no blog do LeMarx: http://lemarxusp.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário